Pesquisar este blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

A Receptividade de Sailor Moon

O mangá ganhou o Kodansha Manga Award de 1993 na categoria Shojo.
Originalmente planejado para durar seis meses, Sailor Moon continuou no ar devido ao grande sucesso, durando cinco anos. No Japão, foi exibido na TV Asahi nas noites de sábado, no prime time, conseguindo uma audiência de 11-12%. A franquia alcançou US$ 1,5 bilhão em merchandising durante os três primeiros anos. Dez anos após o término do anime, entrou para a lista dos 30 melhores animes da TV feito pela TV Asahi em 2005 e 2006. Com isso, Sailor Moon se tornou bastante popular pelo mundo afora.
Em dezembro de 1993, Espanha e França são os primeiros países a exibirem o anime, para depois seguirem para Austrália, Coreia do Sul, Filipinas, Itália, peru, Brasil, Suécia e Hong Kong e Estados Unidos. Aqui no Brasil o anime já foi ao ar pela Rede MancheteRede RecordCartoon Network, e atualmente, é exibido pela Rede Brasil de Televisão dentro do bloco “Sessão Animada” por volta das 09h00min da manhã.
O escritor Nicolas Penedo atribui o sucesso de Sailor Moon à fusão dos estilos ShojoGarotas Mágicas e Super Sentai. Sailor Moon também se tornou popular ao estilo “Ação com cenas de luta e resgate” e também pelo “Enfoque com os sentimentos e relacionamentos”, incluindo o romance entre Serena e Darien (predominante durante toda a série).
Mas nem tudo são flores. Nos EUA, as fases “Sailor Moon S” e “Sailor Moon Super S” foram ao ar apenas no Cartoon Network, e a temporada final, “Sailor Stars”, foi censurada. Em 1997, devido à censura de vários animes japoneses na Coreia do Sul, Sailor Moon estreou na KBS 2 conseguindo um enorme sucesso.
Sailor Moon desenvolveu um termo muito comum entre seus fãs, os chamados “Moonies”. Os fãs usam muito a Internet para conhecer mais sobre o anime, mangá e o Live Action, e até organizaram campanhas como “Queremos Sailor Moon”, realizado em 2009 pelo SOS Sailor Moon Project, para trazer o anime de volta à TV Brasileira, em razão do relançamento mundial. Em 2004, mais de 3.400.000 páginas falaram sobre o anime em todo o mundo.

Nenhum comentário: